Back to All Events

FFB #5 Moda, consumo e  consciência.  Como criar hábitos de consumo mais conscientes ao consumir moda?

  • Mirante 9 de Julho (map)

Roda de Conversa: 

No mundo contemporâneo, é cada vez mais comum encontrar pessoas que vivem em ritmo acelerado e boa parte do nosso consumo é influenciado por nosso estilo de vida. A moda está presente em todos os dias de nossa vida, por isso, repensar o consumo de uma indústria que causa muitos impactos ambientais, é uma forma de desacelerar, repensar nossos gastos constantes e nossa forma de aproveitarmos o que já possuímos. Vamos conversar sobre formas e alternativas para gastar menos e se vestir com estilo e autonomia.  

Mediadora:

Dani Ruano
Ativista de moda e curadora de rolês urbanos, Dani Ruano, é de stylist, cool hunter, produtora, diretora de arte e fotógrafa. Realiza pesquisa de tendências para diversas áreas, entre as quais; marketing, moda e audiovisual, entre outros. Formada em moda com especialização em Varejo, Fashion Forecasting e Cool Hunting pela Central Saint Martin, é mestranda em Urbanismo e Design e está a frente do Fashion Futures Brasil, um hub de pesquisas e insights para o Futuro da Moda, onde organiza eventos e pesquisa intersecções entre moda, sustentabilidade e tecnologia. Criadora e curadora do Cool Sampa, onde mapeia tendências e movimentos culturais na cidade de São Paulo, conectando criativos e desenvolvendo projetos únicos baseados nessa experiência. Dani é frequentadora assídua de brechós e acredita que o estilo é atemporal.


Convidadas:

Adriana Costa é formada em Hotelaria e depois de ter se decepcionado com o mundo corporativo tradicional, teve um surto de autoconhecimento. Relembrando seus os sonhos de criança e os fazeres manuais sempre tão vivos em sua família, se deparou com a quantidade de resíduo têxtil que era descartado erroneamente em aterros sanitários. Decidiu usar seu amor por tecidos para fazer a diferença. Em 2014 nasceu a Agama, marca de bolsas e acessórios veganos que através do upcycling utiliza matéria prima de reuso. Assim aquele tecido que estava no final da sua vida, ganha uma nova chance de recomeçar.
www.agamabolsas.com.br

Damaris Adamucci , 30 anos, formada em jornalismo e marketing digital e apaixonada por sustentabilidade Trabalhou na comunicação do WWF-Brasil, onde atuou junto a projetos de educação ambiental e deu início à ideia de criar um projeto que disseminasse a economia circular de uma forma educativa e divertida. Criou o Trocaí, em 2015, junto com sua sócia e amiga Giovana e trabalha para fomentar essa nova forma de consumir que é a troca. 
https://pt-br.facebook.com/trocaibr/
https://feiratrocai.wixsite.com/trocai

Marcela Fonseca | Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Marcela se interessa por artes, moda, negócios sociais, entre outros assuntos. Sua experiência profissional soma mais de dez anos de prática e passa por redações de grandes veículos impressos de São Paulo na condição de repórter e em diferentes editorias. Como assessora de imprensa coordenou os trabalhos no departamento de comunicação de uma produtora cinematográfica carioca, o que a colocou no olho do furacão para o lançamento de um longa-metragem em circuito nacional sobre o submundo do crack. E em Florianópolis (SC) esteve no mesmo posto trabalhando com uma causa que tanto a sensibiliza: crianças e adolescentes em situação de abrigo e à espera de adoção. Convicta de sua responsabilidade e propósito, apaixonada pela possibilidade de realizar um trabalho pautado pela sustentabilidade, criou o Moda Sem Crise e desde então, administra todo o projeto e faz da plataforma sua ferramenta para tocar e influenciar pessoas.
http://modasemcrise.com.br/

Earlier Event: October 25
FFB#4 Pode a moda ser feminista?